


Histórico
Fundação
A exemplo de muitas outras instituiçôes, a sua fundação aconteceu em meio a muitas expectativas, euforia e de muita luz. Homens justos e perfeitos se uniram para criar uma casa Augusta e Respeitável.
Em 28 de Outubro de 1979, nascia mais uma Sociedade Civil, Maçônica, brasileira, regular e legalmente constituída, subordinada a Jurisdição da Grande Loja do Rio Grande do Norte, Potência Maçônica regular a quem reconhece como Poder legal, Legítimo e Regular, prestando obidiência as suas leis, ordens e resoluções. Nesta data era instalada a Loja Maçônica União Mossoroense, a sétima Loja a ser fundada pela Grande Loja do Rio Grande do Norte.
Instalação
A solenidade de fundação foi um momento memorável, que contou com a presença de representantes de várias lojas, entre elas: Regeneração do Seridó no1, Estrela dos Magos no 2, União e Silêncio no 5, e Estrela do Oeste no 6, todas pertencente a Grande Loja. Também participaram Lojas pertencentes ao Oriente de Mossoró que fazem parte do GOB e do GOIERN.
Ata de Fundação
A ata de fundação foi assinada pelos seguintes irmãos:
Venerável Mestre - Laércio Rosado de Sá
Primeiro Vigilante - José Audimar Fernandes
Segundo Vigilante - Antonio Domingos Costa
Orador – Daniel Gonçalves
Secretário – Deusdete Rocha
Chanceler – Severino Ramos Vera
Tesoureiro – Inácio de Loiola da Silveira
Hospitaleiro – José Valter de Sousa
Segundo Diácono – Lourival Soares
Primeiro Diacono – Francisco Belarmino
Mestre de Cerimônias – Albeci Mariano
Arquiteto – Matias Jales Dantas
Mestre de Banquete – Valtércio Anunciato da Silveira
Porta Bandeira – Francisco Chagas de Souza
Primeiro Experto – Francisco de Assis Moura
Guarda do Templo – Francisco Valderi Maia
Cobridor Esterno – Valdomiro Bezerra
Mestre de Harmonia – Ivan Dantas Bezerra
Primeira Diretoria
Essa então foi a primeira diretoria a iniciar as atividades da Loja União Mossoroense no 7, administrando a mesma até junho de 1981, quando assumiu o Venerado o Irmão Ozias Alves de Souza, auxiliado na primeira e segunda vigilância pelos irmãos Antonio Domingos e Albeci Mariano.
Primeira Iniciação
Iniciação – É a Cerimônia através da qual se inicia alguém nos mistérios de uma religião, doutrina, ou sociedade. Em Maçonaria, é o ingresso do profano em uma Loja, depois de passar pelas formalidades ritualísticas exigidas.
Os primeiros Irmãos “escolhidos” para tal sagração foram: Luiz Guerra Fernandes, Osias Alves de Sousa, Francisco de Assis Marinho, Francisco Alex de Freitas, José Batista da Mota Filho, e Termístocles Sobreira. A Cerimônia aconteceu no dia 7 de junho de 1980. O evento de primeira grandesa que deu início a caminhada da nossa Loja.